Criando uma gestão de equipes focada em resultados

criando uma gestão de equipes focada em resultados

Olá, como você está? Fernando Trevisan por aqui!

Gestão de equipes é um assunto muito comum dentre as pessoas que fazem os treinamentos da Signa, já que é muito natural que as lideranças de uma empresa busquem aperfeiçoamento para ter melhores resultados.

E quando o seu resultado aparece através dos resultados de um grupo, definitivamente este é um ponto em que você precisa colocar muita atenção.

(Exatamente como o resultado que temos no Instagram. Inclusive, não deixe de nos seguir por lá!)

Mas como você pode criar uma gestão de equipes totalmente desenhada para vencer e gerar resultados cada vez melhores? Confira a seguir alguns pontos de vista muito relevantes para dominar a gestão de equipes ter resultados crescentes com o seu time.

Por onde começar a trabalhar na gestão de equipes

Criando uma gestão de equipes focada em resultados por onde começar

Existe um ditado que talvez você já tenha ouvido, que diz:

“Quer conhecer o fruto, olhe para a árvore da qual ele veio”.

E este é um provérbio que faz muito sentido quando olhamos para a gestão de equipes, especialmente para uma equipe que desejamos potencializar, e onde queremos ter mais resultados.

A verdade é que não existe sistema mais simples de potencializar uma equipe que não seja trabalhar e desenvolver uma liderança forte e competente.

Mas aqui existe um segredo para se olhar, porque quando nós falamos de uma liderança forte e competente, parece claro como o dia… Mas, vamos refletir as seguintes questões:

  • O que é uma liderança forte para você?
  • O que é uma liderança competente para você?

Nós vamos desenvolver mais estes assuntos – mas o que é preciso entender, para começo de conversa, é que só devemos esperar grandes resultados de uma equipe que conte com uma boa gestão de equipes.

Gestão, num resumo muito simples, é a administração e organização de um grupo, que dá o direcionamento para as pessoas conseguirem os melhores resultados.

Portanto, se o desejo é ter uma equipe desenhada para vencer, o seu primeiro olhar precisa estar na liderança desta equipe.

A liderança forte

Criando uma gestão de equipes focada em resultados liderança forte

É impossível falarmos de resultados em gestão de equipes sem falar da liderança que está à frente das equipes.

E, inclusive, nós já levantamos duas características poderosas da liderança, para a qual vale a pena darmos uma olhada mais de perto – a começar pela liderança forte.

  • O que é ser forte, certo?!

Para algumas pessoas, a liderança forte pode significar a postura impositiva do líder, numa figura parecida com um ditador, comandando com punhos de ferro.

Para outras pessoas, o significado de liderança forte de gestão de equipes pode ser a postura mais envolvente, que se conecta e apoia as pessoas, numa postura mais voltada para conexão do que imposição.

Nós gostamos de pensar que os extremos não são saudáveis, e é inevitável que quando o assunto é gestão de equipes, nós tenhamos um olhar focado em criar este ambiente saudável para todos.

Portanto, vamos adotar o significado de uma liderança forte como a liderança que vive a sua potencialidade e personalidade, assumindo uma postura naturalmente forte, que é justamente a postura do líder.

Essa postura forte, portanto, não é de imposição e nem de negligência, mas sim a pessoa que adota uma postura forte de posicionamento, sobre qual é a sua missão dentro do grupo.

Este é o líder que direciona e orienta, e trabalha a favor de potencializar a equipe e cada uma das pessoas.

Afinal, um dos maiores aprendizados que nós podemos ter é que os grupos são importantes – mas também que cada indivíduo tem o seu valor pessoal e características de comportamento que, quando valorizadas e respeitadas, transformam a conduta das pessoas, e forma aliados.

Portanto, não é sobre força, mas sobre a percepção de respeito que o grupo terá sobre o líder.

A liderança competente

Criando uma gestão de equipes focada em resultados liderança competente

Agora falando de uma liderança competente de gestão de equipes, vamos trabalhar um pouco sobre este termo: competência.

No Brasil nós não temos uma relação muito positiva com a palavra “competente”, já que as pessoas costumam tomar de forma ofensiva o termo “incompetente”, distorcendo o significado da palavra.

“Incompetente”, é simplesmente uma palavra que afirma que a pessoa não tem competência, ou seja, não tem a qualificação, ou o conjunto de habilidades e conhecimentos necessárias para determinada função.

E quando nós afirmamos que o líder precisa ser competente, estamos dizendo que ele precisa ter o conjunto de habilidades e conhecimentos necessários para liderar.

  • Mas, então, o que é o líder de gestão de equipes competente?

Primeiramente, se trata de ser a pessoa competente em organizar os esforços das equipes na direção dos resultados esperados pela empresa ou pelo grupo.

O líder, portanto, é a ponte de quem precisa do resultado para quem faz o resultado acontecer, que são as equipes.

Perceba como a gestão de equipes, neste contexto, se torna muito mais uma gestão humana do que realmente de competência técnica.

E realmente é um ponto que não podemos ignorar: na gestão de equipes, é fundamental saber trabalhar com pessoas, conduzindo o empenho da equipe na direção dos objetivos.

São estes parâmetros que vão ajudar a liderança a criar a cultura na gestão de equipes, que é o nosso próximo assunto.

Cultura da liderança para gestão de equipes

Criando uma gestão de equipes focada em resultados cultura

Você provavelmente já visitou a casa de outras pessoas, e percebeu que as outras famílias têm costumes diferentes dos seus, certo?!

O mesmo funciona com a cultura da sua liderança: você, no papel de líder, terá influência ativa nos costumes e na cultura que vão se estabelecer na sua equipe.

“E porque é importante reconhecer isso?”

Porque é de responsabilidade do líder de criar um ambiente e uma cultura que favoreçam a geração de resultados.

E o primeiro passo para isso é justamente desenvolver o potencial do líder.

Vamos pensar juntos:

O líder forte em seu posicionamento é aquele que é convicto de suas próprias competências, e que sabe usar este potencial para mover o melhor das pessoas da sua equipe.

É por isso que investir no líder é o ponto de partida de qualquer melhoria desejada para uma equipe.

E é claro que cada indivíduo é importante – mas quando se tem um líder bem resolvido, ele se torna um propagador dessa cultura de melhoria contínua, aperfeiçoamento e potencialidade, ajudando cada pessoa em seu próprio desenvolvimento pessoal.

Pense na força disso: uma liderança que move a equipe para os objetivos, ao mesmo tempo que torna as pessoas melhores.

É o melhor dos mundos, porque desta forma, você está moldando a gestão de equipes para a alta performance.

Acreditamos numa cultura forte, criada por pessoas libertas para seu potencial máximo – e os resultados conquistados pelas pessoas que já participaram dos treinamentos da Signa falam por si próprios.

Vamos deixar abaixo alguns depoimentos de clientes, para que você possa sentir na pele o poder destes resultados.

E é claro que, se você perceber que é o seu momento, será um prazer ter você como parte da família Signa.

Um abraço.

Fernando Trevisan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.