Crescimento pessoal não é para todo mundo

Crescimento pessoal não é para todo mundo

Olá, como você está? Fernando Trevisan por aqui!

E nos mais de 20 anos que eu tenho em desenvolvimendo de pessoas, eu pude perceber muitos padrões dentre as vidas que foram impactadas pela Signa, de uma forma ou de outra.

Dá para perceber estes padrões até pelas conversas no Instagram (e se você não me segue por lá, depois corre lá para seguir: muitas novidades vão chegar lá primeiro!)

E dentre estes padrões, eu pude perceber que o crescimento pessoal é algo maravilhoso – mas infelizmente se trata de algo que não funciona para todo tipo de pessoas, ou em todo tipo de situação.

E é uma coisa tão rotineira hoje em dia, afirmarmos que as pessoas precisam se desenvolver, para ter melhores resultados de vida, maiores conquistas pessoais ou profissionais – enfim.

Mas como descobrir se o crescimento pessoal pode funcionar para você? Este é o pensamento que eu quero trazer para você neste conteúdo, então vamos juntos navegar por esta análise, que temos muitas coisas para compartilhar.

O caminho para o crescimento pessoal

Crescimento pessoal não é para todo mundo caminho da evolução

Eu gosto de afirmar que o crescimento pessoal é a melhor forma de nós causarmos um impacto positivo no mundo, a verdadeira forma de gerar transformação na sociedade, nas famílias, e em todos ao nosso redor.

É tanto, que este se tornou um lema na Signa, e provavelmente você já me ouviu repetindo o nosso bordão, de que “O mundo melhor começa por você!”.

Nós acreditamos tanto nisso que escolhemos viver o nosso propósito, que é de ajudar pessoas a alcançar este crescimento pessoal.

Contudo, eu percebo que só existe uma forma de ajudar as pessoas a quebrar suas próprias barreiras e limites, que começa pelo desejo de ser algo mais.

Eu já vivenciei inúmeras transformações nos nossos treinamentos, de pessoas que vieram “convidadas” por amigos, empregadores ou família.

E o nosso processo de transformação é tão imersivo e vivencial que realmente se torna difícil da pessoa não sair transformada.

Mas é fato que a pessoa que vem pelas próprias pernas, ou seja, pela sua própria busca, sempre estará mais aberta – e consequentemente vai colher bem mais resultados, e muito menos tempo.

“Fernando, você quer dizer que a minha família não pode ser treinada pela Signa?”

Pode, e deve – mas cada pessoa ao seu tempo.

O crescimento pessoal funciona como água para uma semente que está em uma terra seca.

Então todos nós somos uma semente de potencialidade, todos nós temos a terra para crescer, que é o nosso ambiente pessoal – mas nem todos permitem que a água chegue, para propiciar este processo de transformação.

É como se a pessoa criasse uma camada de proteção, que não permite o novo chegar.

Para quem serve o crescimento pessoal

Crescimento pessoal não é para todo mundo PARA QUEM

Seguindo essa ideia da semente, é muito interessante de ver como todos nós nascemos como uma semente. Somos puro potencial.

Se você pegar uma semente de carvalho, ela já tem dentro de si o potencial de se tornar uma árvore gigantesca, que vai proteger e gerar sombra para muito metros de mata.

Contudo, se essa semente de carvalho nunca germinar, se ela não se permitir abrir e viver o processo de crescimento pessoal, ela nunca se tornará a árvore que ela tem potencial de ser.

Todo ser humano tem um potencial incrível.

Não é à toa que a humanidade domina e reina sobre a terra e todos os outros animais.

Cada ser humano tem o potencial de gerar um impacto enorme na sua existência – mas também pode nunca passar de uma semente.

Por isso eu gosto de afirmar, e eu acredito que muitas pessoas vivem o seu processo de crescimento pessoal da mesma forma que se abrem para uma religião: será pelo amor, ou pela dor.

A maioria das pessoas, infelizmente, chega pela dor.

As dores que precedem o crescimento pessoal

crescimento pessoal não é para todo mundo as dores

As dores da pessoa que vai viver o processo de crescimento pessoal são bastante comuns:

  • Não atingir seus objetivos pessoais e profissionais
  • Não entender porque as coisas não dão certo para a própria vida
  • Não conquistar os resultados com seus negócios, por mais energia que coloquem
  • Ter muitos problemas de relacionamentos, interpessoal e até dentro da mesma família
  • Problemas financeiros constantes
  • Mágoas e dores emocionais que podem até chegar a se tornarem físicas
  • Ter o crescimento mas se sentir mal ou infeliz mesmo assim
  • Sentir um vazio existencial (Inclusive, este ponto é muito relacionado com a missão de vida, que já foi assunto de outro artigo aqui no blog, e você pode conferir clicando aqui).

E isso acontece porque o incomodo e a dor são forças de movimento.

Dor é um mecanismo pessoal que serve justamente para nos fazer mover.

Se você põe a mão em um ferro quente, a dor vai fazer você tirar a mão instintivamente – porque essa dor é feita para gerar movimento, e te fazer sair de risco.

E o problema não é sentir dor – mas sim o quanto as pessoas conseguem suportar essa dor.

Aqui está o grande problema…

Resiliência pessoal x crescimento pessoal

Crescimento pessoal não é para todo mundo performance e resiliência

Então nós temos pessoas que o tempo todo querem se mostrar fortes e suficientes, provando algo para as outras pessoas ou para si mesmas.

Você provavelmente conhece alguém assim.

É a pessoa que passa anos reclamando do mesmo problema ou situação.

Sabe aquele amigo que te diz que vai largar o emprego para começar o seu negócio próprio, que é o seu sonho pessoal – mas que já fala isso há mais de 3 anos?

Então, estas pessoas são incrivelmente resilientes: elas suportam muita pressão – mas não entendem para que serve a pressão.

Existe pressão de crescimento, que vai te gerar desconforto para você expandir. Essa é a pressão que transforma carvão em diamantes, debaixo da terra.

E também existe a pressão da teimosia e insistência, que geralmente leva as pessoas a patinar com o mesmo problema ou objetivo, passando anos vivendo a mesma situação e o mesmo problema.

Chega-se determinado ponto em que as pessoas precisam entender que não é sobre o que ela sabe, e nem sobre o que ela não sabe – mas sim sobre o que ela não sabe que não sabe.

A semente, se tivesse escolha, talvez não quisesse cair no chão e esperar pela água – mas é o fato de estar disponível para brotar que começa o seu processo de transformação.

E é preciso estar disposto, e aceitar o risco que vem com a decisão de se transformar.

Cada um ao seu tempo.

As pessoas que realmente vão se transformar

Crescimento pessoal não é para todo mundo pessoas felizes

Portanto, nós passamos por algumas conversas e metáforas para você entender que o crescimento pessoal não é para todo mundo: ele só vai funcionar para quem deseja se transformar.

E é um cenário tão comum das pessoas chegarem ao final dos treinamentos dizendo “Fernando, eu amei! Eu quero que o meu esposo faça, minha mãe faça, minha sogra faça, meu irmão faça…”

Isso é maravilhoso, e eu sempre fico lisonjeado – mas para a pessoa viver transformação real na vida dela, ELA precisa querer.

Não adianta uma pessoa mandar a sogra amarrada para um treinamento, de qualquer instituição que seja, porque não se trata de forçar o processo de crescimento pessoal de alguém: cada semente tem o seu tempo de germinar.

“Mas então Fernando, como eu faço para as pessoas quererem se transformar?”

Só existe um passo para isso, que é viver a sua transformação.

Quando você vive a sua transformação, e a sua semente brota, as pessoas ao seu redor vão se inspirar, e vão desejar ter uma vida tão incrível quanto a sua.

Você é a maior inspiração que as pessoas ao seu redor podem ter.

E isso funciona em qualquer área da vida.

Ser o exemplo, e viver o seu processo de crescimento pessoal é o caminho para impactar todo mundo ao seu redor.

Afinal, o mundo melhor começa por você – e, no caso, o mundo melhor começa por você, pelo seu comportamento e transformação.

O mundo a sua volta vai se transformar – mas precisa começar por você.

Seja a inspiração da pessoa ao lado.

Um abraço.

Fernando Trevisan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.